Brindes Promocionais
(0)
em
BRINDES PROMOCIONAIS

Quem não gosta de receber um brinde personalizado? A equipe de vendas está sempre cobrando do Marketing "os brindes", pois entende mais do que ninguém a importância que eles têm numa visita. O brinde pode ser o motivo gerador da visita: "Tenho um brinde para lhe entregar e gostaria de ir pessoalmente...". O brinde pode quebrar o gelo nos momentos iniciais da primeira visita, aproximando o fornecedor do cliente. O brinde pode fazer o fechamento da visita com chave de ouro. O vendedor sabe da importância que ele tem, e por isso cobra do Marketing sempre que ele está em falta. O Marketing, por sua vez, tem uma verba restrita, com a difícil missão de fazer a marca mais com menos dinheiro.

Quantas marcas ficaram marcadas em nosso imaginário associadas a brindes que ganhamos em nosso passado? Cereais, postos de gasolina, companhias aéreas, não é difícil lembrar. E por que, então, os brindes não fazem parte do planejamento de muitas empresas? Por que, muitas vezes, a tarefa da escolha do brinde fica relegada ao estagiário? Por que se compra tanto brinde convencional quando as pessoas gostam de receber novidades ou brindes criativos?

Não existem pesquisas conclusivas no mercado de brindes. É um universo tão grande de produtos e empresas produzindo brindes que fica difícil tabular dados estatísticos com grande precisão. Publicações específicas sobre o assunto também são raras no Brasil. Mas a experiência de mais de 10 anos no mercado promocional pode inferir algumas reflexões.

As grandes empresas compram brindes em quantidades maiores quando estes estão associados a alguma ação promocional (lançamento de produto ou mudança de marca, por exemplo). Nesses casos, os brindes são geralmente sugeridos pelas agências que estão coordenando as campanhas. São essas agências que sugerem os brindes e fazem contato com os fornecedores, que não participam, via de regra, de qualquer reflexão sobre a aplicação do brinde.

As médias empresas normalmente têm uma pessoa coordenando o Marketing (muitas vezes a mesma que coordena Vendas). Essa pessoa tem o desafio de comprar os brindes dentro da verba disponível, que é escassa. A escolha do brinde se dará pela verba disponível ou pela sugestão do diretor, ou dono, que não tem muito tempo para refletir sobre o assunto.

Já as pequenas empresas, naqueles casos em que estão conseguindo prosperar, investem regularmente em brindes, muitas vezes repetindo o brinde do ano anterior ou comprando do mesmo fornecedor.

Essa é uma reflexão muito básica, generalista, mas está pautada na realidade de mercado. A constatação que se tem é que em poucas empresas o brinde é explorado da forma mais eficaz, e é nisso que queremos ajudar.

A escolha do brinde deve ser tomada com base em diversas variáveis:

- de que forma será entregue: em visita, num evento, quando da visita do cliente na empresa, por correio?
- do público alvo: comprador, diretor, pessoa física, jurídica?
- da verba disponível: quanto se pode gastar por brinde ou quanto tem para gastar no total – melhor dar um brinde mais caro para poucos ou mais barato para muitos?

Vamos analisar uma a uma.

De que forma o brinde será entregue? Muito cuidado nessa hora. Uma coisa é você receber seu cliente em sua sala e dar a ele um brinde. Nesse caso, o tamanho do brinde não faz a menor diferente. Agora vamos pegar o exemplo das canecas personalizadas. Uma coisa é você dar uma caneca quando visitado por seu cliente. Você abre um armário ou uma gaveta, pega a caneca e entrega ao seu cliente. Ele sairá feliz da vida com o brinde, que poderá ser usado por muitos anos tendo sua marca exposta em bons momentos. Agora imagine essa mesma caneca sendo distribuída pela sua força de vendas. Em primeiro lugar, ela não cabe na pasta, pode ser que seja esquecida no carro do vendedor. Mas digamos que ele não esqueceu. Ao chegar na sala do cliente será impossível dela não ser notada: ou ele dará a caneca no momento da chegada ou o cliente ficará na expectativa de saber o que tem ali. Diferentemente de um brinde que estivesse na pasta e o vendedor tirasse na hora em que julgasse ser o melhor momento. Ou não tirasse. Ainda pensando sobre a caneca, você parou pra pensar no custo do frete desse produto, caso o fornecedor não seja local? Nada contra a caneca, muito pelo contrário, um excelente brinde, somente a reflexão sobre como o brinde será entregue e também sobre o frete que você irá pagar, dependendo do caso.

Seu brinde será entregue em um evento, como uma feira? Novamente aqui entra a questão do tamanho – ou formato – do brinde. Normalmente, o espaço que fica disponível para armazenar catálogos e outros materiais a serem usados na feira é pequeno, apertado. Portanto, quanto menor o espaço necessário para armazenar o brinde, melhor. Num evento, nada melhor que um brinde que caiba no bolso ou que ocupe pouco espaço.

Seu brinde fará parte de alguma campanha de fidelidade ou será enviado pelo correio? Nesse caso, nada melhor que um brinde que possa ser enviado pelo correio por carta comum. Existe? Sim, são poucos, mas existem. A grande maioria dos brindes não pode ser enviado por carta comum e as opções que sobram – PAC ou SEDEX – são muito caras, provavelmente muito mais que o próprio brinde.

E se o meu cliente já tiver um brinde similar? Exemplo clássico, a caneta. A chance dela ficar guardada ou escondida por muito tempo é bem grande. Aí você pensa: vou dar uma caneta boa, cara. Mas será que o seu cliente já não tem uma boa, cara, e ainda por cima de estimação? Complicado. E não tem nada a ver com a caneta, um imbatível brinde para uma palestra ou curso, por exemplo. É a aplicação do brinde, onde ele será usado.

Sua verba é pequena e você tem que decidir: dou um brinde barato para muitos ou um brinde bom para poucos? Nessa hora, nada melhor que consultar a equipe de vendas, pois o que você quer saber, no fundo, é o que vai fazer sua verba render mais dividendos. E, novamente, o público alvo é fundamental para a tomada de decisão. Talvez aqui um brinde criativo, barato, inovador, seja a opção ideal: ele será usado – e desejado – por qualquer pessoa. Ele existe? Sim, basta procurar e ter a ousadia de fazer.

Por que falamos tudo isso? Porque podemos ajudá-lo na escolha do seu brinde. Nós, do Site de Brindes, temos uma equipe experiente na área promocional. Temos profissionais com muitos anos de experiência no segmento de brindes que estão à sua disposição. Entre em contato através dos nossos canais de atendimentos que teremos o maior prazer em participar da escolha do brinde ideal para a sua necessidade.